27.Out.20

Portefólio da fase final da 2ª edição do concurso "Ser Leitor é Cool"

A final da 2ª edição do concurso "Ser Leitor é Cool" teve lugar ontem, dia 26 de outubro de 2020, DIA INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES, com a organização das Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor.

Neste concurso estiveram em prova os alunos selecionados em duas fases, nos seus agrupamentos. Na 1ª fase, os professores selecionaram 2 alunos por turma e, na 2ª fase, da responsabilidade das bibliotecas escolares, foi apurado um aluno, por ano de escolaridade, que representou o seu agrupamento.

Assim, no evento propriamente dito, participaram 19 Agrupamentos de Escolas e 80 alunos, do 3º ao 6º anos de escolaridade. Contámos, ainda, com a presença de vários convidados:

- Diretor do Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor, Manuel Andrade (ouvir aqui);
- Representante da Delegada Regional da DGESTe, Maria Mário Murteira (ouvir aqui);
- Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, Manuela Silva (ouvir aqui);
- Vereadora do Munícipio de Ponte de Sor, Alda Falca (ouvir aqui).

As Madrinhas desta 2ª edição do concurso foram Sandra Catarino, Diretora do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, e Alexandra Costa, gerente da Confeitaria d'Avenida, em Ponte de Sor.

Os participantes tiveram, ainda, a possibilidade de ouvir dois testemunhos, que muito orgulham toda a comunidade "Ser Leitor é Cool".

- Mensagem do Comendador Rui Nabeiro, primeiro padrinho do concurso "Ser Leitor é Cool".

- Mensagem do Secretário de Estado Adjunto da Educação, João Costa.

O concurso “Ser leitor é cool!” é organizado pelos professores bibliotecários dos grupos interconcelhios da Rede de Bibliotecas Escolares dos concelhos de Alcácer do Sal, Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Estremoz, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Mora, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel, com o apoio das Coordenadoras Interconcelhias.

A partilha de leituras dos alunos, feita ao longo de todo o ano letivo, pode ser ouvida na plataforma de Podcast "Ser Leitor é Cool".

O programa foi dividido em duas partes, que se disponibilizam abaixo.

- Sessão de abertura e prestação dos alunos do 1º Ciclo.

- Entrega de prémios do concurso de escrita "Ser Escritor é Cool" e prestação dos alunos do 2º ciclo.

O programa contou com os apoios de: Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor, Município de Ponte de Sor, Rede de Bibliotecas Escolares, Programa Eco Escolas ESPS, Associação de Pais e Encarregados de Educação AEPS, Aeródromo de Ponte de Sor, Turismo de Ponte de Sor, Confeitaria d´Avenida, Leya, Porto
Editora, EPAL, Rede Bibliotecas de Ponte de Sor, Centro de Competência TIC da Universidade de Évora e DGESTe.

Consulte o nosso álbum de fotografias dos evento abaixo.