Promoção da leitura | Proposta para as famílias | AE Gavião

Em época de isolamento social, torna-se fundamental ajudar pais e crianças a gerir emoções que, neste contexto, se podem tornar mais palpáveis e visiveis, sobretudo nos mais novos, É, por isso, fundamental ajudá-los a controlar essas emoções, mas também a exteriorizar o que sentem.

Ensinar e Aprender em Ambiente Digital_Gavião (1).png

Nesta proposta, em torno da leitura, pretende-se levar as famílias a implementar práticas que auxiliem os mais novos a gerir os seus sentimentos.

A proposta foi elaborada pela professora bibliotecária do Agrupamento de Escolas de Gavião, e parte da visualização de um vídeo que interpreta  o livro "O monstro das cores", de Anna Llenas, para propor um trabalho em torno das emoções.

“O desenvolvimento da criança processa-se como um todo, em que as dimensões cognitivas, sociais, culturais, físicas e emocionais se interligam e atuam em conjunto. Também a sua aprendizagem se realiza de forma própria, assumindo uma configuração holística, tanto na atribuição de sentidos em relação ao mundo que a rodeia, como na compreensão das relações que estabelece com os outros e na construção da sua identidade.” (OCEPE 2016)

Oiça, aqui, esta proposta, na voz da professora bibliotecária, Paula Pio: