Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

25.Fev.21

3º Encontro con.Raízes | Projeto Interconcelhio em torno do currículo local

con.Raízes é um projeto dos professores bibliotecários da Rede Interconcelhia das Bibliotecas das escolas dos concelhos de Alter do Chão, Castelo de Vide, Crato, Gavião, Nisa, Marvão e Ponte de Sor que visa promover o conhecimento, a partilha e a divulgação das diferentes manifestações culturais dos seus concelhos.

A apresentação dos trabalhos desta terceira edição terá lugar online, no dia 04 de março do 2021, a partir de Castelo de Vide e subordinada ao tema O sagrado e o profano: ritos e tradições no Alto Alentejo.

CartazFinal ComRaizes2021.jpg

O projeto, destinado aos alunos, visa promover a recolha e a recriação de manifestações do património cultural dos concelhos englobados por esta rede. Pretende-se divulgar o património cultural regional, contribuindo para a salvaguarda da memória dos usos e dos costumes de uma população e para a valorização da cultura nas suas múltiplas dimensões.

Dado o cariz transdisciplinar deste projeto e o papel que as bibliotecas escolares assumem atualmente na escola, enquanto centros de aprendizagem, promotores de práticas pedagógicas inovadoras, forma envolvidos os conselhos de turma, em parceria com a biblioteca, no sentido de favorecer a “educação para a compreensão mútua entre as pessoas, de pertenças e culturas diferentes; e desenvolvimento de uma ética do género humano, de acordo com uma cidadania inclusiva”[1] (ME/DGE, 2017, p. 6).

São objetivos do projeto con.Raízes:

- Valorizar o património cultural local.

- Recolher manifestações do património cultural local.

- Contribuir para a salvaguarda da memória dos usos e costumes de uma população.

- Valorizar a transmissão do património imaterial local às novas gerações.

- Valorizar e desenvolver a oralidade.

- Desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita.

Consulte aqui o programa e junte-se a nós no próximo dia

2Programa Final ComRaizes 2021.jpg

[1] ME / DGE (2017). Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: ME.