22.Out.20

Aprender nos Media | Filosofia - Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Alter do Chão

A Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Alter do Chão, em colaboração com a professora de Filosofia, decidiram propor aos alunos a realização de uma atividade que os levasse a refletir sobre a razão subjacente à implementação de determinados comportamentos.

Pretende-se levar os alunos a tomar consciência do peso cultural e da vertente social que se abate sobre a mundividência do sujeito, condicionando, muitas vezes, a forma como interpreta e se comporta.

O ser humano é um ser social e sociável, portador de um envelope genético, mas o que o define vai para além dessa vertente.

É na dialética com os outros e com o mundo que se constrói, no confronto consigo mesmo e com tudo o que o rodeia, que se torna efetivamente humano. No fundo, consciencializar os alunos que somos produto de todos estes fatores, das nossas escolhas e tomadas de decisão.

Apresenta-se aqui esta atividade que poderá ser facilmente utilizada por outros professores.

Captura de ecrã 2020-10-23, às 21.16.51.png

A professora bibliotecária Júlia Sombreireiro