Aprender nos Media | O artigo de opinião | AE de Ponte de Sor

imagem1.png     imagem2.png

Esta oficina de escrita decorreu em dois tempos letivos numa parceria da PB com a professora de Português da turma do 7ºB da Escola Secundária de Ponte de Sor, com o objetivo de ajudar a melhorar os resultados dos alunos, na elaboração do texto de opinião.

Uma das dificuldades apresentadas era a falta de motivação e de ideias para iniciarem o exercício de escrita, sendo assim, recorremos aos media para iniciar a atividade, com a visualização do vídeo “O aluno multimédia”. Este vídeo apresenta um tema do seu interesse e de certa forma polémico que os impulsionou ao debate e à apresentação das suas opiniões sobre “A utilização das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem”.

Numa primeira fase, após a visualização do vídeo, num trabalho a pares, os alunos mostraram grande recetividade, dando as suas opiniões, selecionando as ideias-chave e estruturando o texto. Posteriormente, a maioria dos alunos facilmente redigiu o texto no computador, com o apoio das professoras.

Por fim, também realizaram um podcast, como os exemplos abaixo apresentados, para divulgarem a sua opinião aos colegas e dar lugar ao debate.

Com esta atividade os alunos desenvolveram o seu espírito crítico, o trabalho colaborativo e sobretudo conseguiram elaborar sem grandes dificuldades um texto de opinião, que pode ser ouvido e lido abaixo:

A tecnologia tem cada vez mais utilizadores. Na nossa opinião, as novas tecnologias também deverão ser introduzidas no ensino.

Por um lado, a tecnologia motiva-nos mais para aprender, porque a nova geração está muito ligada às tecnologias de hoje em dia.

Ao fazermos pesquisas online temos a oportunidadede conhecer melhor o mundo. Por exemplo, podemos estar em Portugal evisitar um museu, um estádio, um restaurante ou um país distante. (...)

Continuar a ler aqui, o texto de Cristiano Nobre e Francisco Celestino.

***

As novas tecnologias são uma das ferramentas mais utilizadas pelos jovens de hoje em dia.

Na nossa opinião, a tecnologia é cada vez mais usada todos os dias e está mais presente nos recintos escolares e nas nossas vidas.

Por um lado, para nós, é mais fácil e prático estudar com tablets, telemóveis e computadores com acesso à internet, pois, assim, podemos fazer recursos ou trabalhos on-line e compartilhar a matéria que damos na escola com os nossos colegas. (...)

Continuar a ler aqui, o texto de David Martins e do Tiago Campo.

***

A tecnologia está cada vez mais presente na vida da sociedade.

Na nossa opinião, a tecnologia pode ser transportada para a sala de aula, mas sem exceder os limites.

Em primeiro lugar, pensamos que devia haver mais espaço para as novas tecnologias na escola, mas sem abolir a escola tradicional.

Efetivamente, uma escola com possibilidade de aceder às novas tecnologias é muito mais motivadora para nós alunos e pode chamar mais à atenção. (...)

Continuar a ler aqui, o texto de Filipe Prates e do Francisco Vieira.

***

Nós vivemos numa sociedade em que as novas tecnologias estão cada vez mais presentes.

Na nossa opinião, as tecnologias ajudam-nos muito no dia-a-dia escolar.

Por um lado, podem facilitar a aprendizagem, tornando-a mais interessante e cativante para quem está a aprender.

O jogo Kahoot, é um exemplo de um meio de aprendizagem, que nos cativa, divertindo! (...)

Continuar a ler aqui, o texto de Francisco Coelho e do Guilherme Fernandes.