Aprender nos media | Prevenção do bullying | AE Castelo de Vide

Os alunos do 5º ano do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide deslocaram-se à Biblioteca Escolar para uma atividade sobre “Bullying” e racismo, numa parceria entre a Professora Bibliotecária, Fernanda Cunha, e as docentes de Cidadania e Desenvolvimento.

IMG_2007.JPG

O objetivo destas sessões era sensibilizar os alunos para as atitudes discriminatórias que se exercem sobre pares ou pessoas de outros credos, países e raça, atendendo a que cabe à escola a preparação adequada para o exercício da cidadania plena.

Os alunos começaram por assistir ao vídeo “A jornada do DNA”, seguindo-se um debate sobre os seguintes temas: raça, discriminação e bullying.

Após este momento, os alunos agruparam-se em pares e escreveram pequenos textos de opinião, que serviram de base à elaboração de um texto coletivo. No final, os alunos realizaram um pequeno podcast.

Esta atividade surge na sequência da publicação do artigo Aprender nos Media | Cidadania, criado pela professora bibliotecária Paula Pio e divulgado pelos Bibliotubers.